Aproximadamente 06 minutos de leitura

Com a crescente popularização dos jogos de mesa, hoje, encontramos no Brasil uma quantidade considerável de títulos disponíveis, seja para crianças, famílias ou, até mesmo, para jogadores mais experientes.

A partir disso, é muito comum várias pessoas começarem a montar suas coleções, preferindo jogos mais familiares, para jogar com a galera ou para partidas mais sérias. E o grande ponto é que conseguimos perceber alguns tipos de colecionadores assim como existem em outros hobbies.

Vamos então apresentar 4 tipos de colecionadores que existem no mundo dos jogos de mesa. Você pode ser um deles ou possuir algumas características de cada um e não existem problemas, desde que você esteja lidando com isso de uma maneira saudável.

1️⃣ O Acumulador

Ele é obcecado por ter muitos jogos, sempre em larga escala. Coleções com 1000 ou 2000 títulos não são de modo algum um problema para ele. Ele precisa de um espaço dedicado em sua casa para sua coleção, afinal, o espaço necessário acaba sendo considerável.

Ele precisa ter uma esposa ou marido compreensível, até mesmo porque os jogos podem acabar invadindo locais da casa não associados com jogos.

Se ele possuir uma garagem, raramente veremos ali um automóvel, pois o espaço já foi consumido por estantes ou climatizadores, sendo muitas vezes impossível andar por suas casas sem tropeçar (literalmente) em uma pilha de jogos.

2️⃣ O Jogador

Ele precisa jogar antes de comprar, afinal, como saberá se o jogo é bacana para seu gosto? Ele só compra títulos que tem realmente certeza de que serão jogados e entrarão para sua seleta coleção.

Ele não faz questão de comprar caso alguém do seu grupo regular de partidas já possua aquele título, afinal de contas, para que ter um jogo que eu já tenho acesso?

O jogador costuma ter entre 25 a 50 jogos que vão ocupar apenas uma modesta estante em sua sala.

3️⃣ O Comerciante

Ele precisa experimentar tudo, pelo menos uma vez. Se ele não gostou do jogo, não tem problema, pois vai lá e troca, sem crise e sem estresse. Ele sempre tem uma pilha de jogos para trocar e uma lista de desejos sempre à mão.

Isto posto, ele não suporta a ideia de ver um jogo parado, acumulando poeira enquanto ele tem tantos outros jogos que gostaria de conhecer. Fazer trocas por títulos desconhecidos ou obscuros é parte da sua diversão.

Sua coleção costuma ficar entre 200 a 500 títulos que estão constantemente mudando, afinal, quando o espaço para guardar os seus jogos fica lotado, ele faz mais algumas trocas e, até mesmo, uma grande venda para liberar esse espaço.

4️⃣ O Colecionador Nato

Seu objetivo é completar! Ele precisa ter todos os títulos de um designer de jogos em específico. Com uma coleção na casa de 700 a 2000 jogos, ele eventualmente até efetua algumas trocas, mas sua prioridade é sempre comprar.

Ele pode colecionar pelo autor ou gênero, e precisa ter todas as edições possíveis de seus jogos favoritos. Ele ama sua coleção e faz questão, sempre que possível, de exibi-la, já que ela é organizada por tamanho das caixas, cores ou qualquer outro critério muito relevante para ele.

E você, reconhece alguma dessas características em você ou nos seus amigos?

*Este texto foi reduzido em seu original por conta de restrições de redação

banner do clube do tabuleiro