Imagine a seguinte situação: aquele lançamento ou jogo que você estava querendo faz tempo finalmente chegou! Depois de uma longa espera, a caixa já está em suas mãos – aberta – com todos os componentes na mesa e o manual prontinho para ser lido.

De fato, você lê e relê o manual diversas vezes, assiste alguns gameplays para tirar dúvidas e, também, ver o funcionamento do jogo com mais detalhes.

As cartas já foram sleevadas e está tudo pronto para jogar, então, o grande problema surge: ninguém tem disponibilidade para jogar com você!

Pois bem, uma maneira para você ter (quase) sempre pessoas para jogar com você é montar um grupo de jogos e, embora essa ideia pareça inicialmente simples, são necessárias algumas atitudes para que esse grupo se estabeleça de modo mais consistente.

Dito isso, vamos apresentar agora 4 ideias para ajudá-lo a formar o seu grupo para jogar.

1️⃣ Defina o foco do grupo e a agenda

Para seu grupo ser um sucesso, você precisa determinar qual o foco que ele vai atender, pois guiará todas as demais ações. Então, questione-se: quais tipos de jogos vocês irão jogar? Qual será a frequência das reuniões? E a duração?

Outro ponto importante é o local, isto é, onde as reuniões acontecerão. Se é um grupo de amigos, podem revezar na casa uns dos outros, agora, se for inicialmente um grupo de estranhos, prefira um lugar público.

A duração de cada sessão também é importante para que os interessados possam avaliar sua participação e tudo isso precisa estar definido antes de você realmente começar a recrutar participantes.

É sensato também criar um conjunto básico de regras que todos os participantes precisarão seguir, é bom para evitar situações constrangedoras e lidar com certos problemas mais facilmente.

2️⃣ Recrute as pessoas adequadamente

Essa é uma das partes mais importantes para a formação de um grupo consistente e bacana.

É importante lembrar que esse recrutamento precisa ser de certa maneira constante, pois as pessoas mudam suas agendas, seus estilos de vida e interesses. Então, quanto mais aberto for o seu grupo para novos jogadores, mais opções vocês terão.

Jogar em locais públicos como lojas especializadas pode ajudar no recrutamento, atraindo atenção de quem passar por ali.

Deixe claro para os interessados quais são os objetivos do grupo, quais estilos de jogos serão jogados, bem como as regras do grupo e frequência dos encontros.

3️⃣ Criança também vale

Encoraje a participação de jogadores mais novos, assim vocês favorecem a formação de novos jogadores.

Caso os participantes tenham filhos ou sobrinhos, vocês podem dedicar uma parte do tempo para jogar jogos mais apropriados.

Permitir que as crianças e adolescentes, eventualmente, convidem amigos para o tempo de jogatina pode ser também um estímulo para a participação deles.

4️⃣ Faça a manutenção

Manter um grupo que tem como objetivo se encontrar semanalmente também exige esforço.

Criar uma maneira eficiente de manter todos em contato, usando, por exemplo, um grupo no WhatsApp é uma excelente maneira para deixar o grupo ativo e interagindo.

Decidir quais jogos serão jogados na semana e confirmar os participantes também é necessário para o bom funcionamento do grupo.

Colher feedback e a opinião dos participantes sobre as últimas sessões também é legal para deixar o ambiente mais aberto e participativo.

E você, que sugestões você tem para formar um grupo de jogatina bem legal?

*Este texto foi reduzido em seu original por conta de restrições de redação

banner do clube do tabuleiro