A importância das ludotecas nas escolas já é comprovada pelos profissionais da educação, pois todo o material é preparado conforme as fases de desenvolvimento de cada criança.

As atividades lúdicas foram criadas justamente para que o público infantil tenha incentivo em aflorar múltiplas inteligências e também, aprender mais sobre interação social.

Entenda mais sobre esse assunto que pode mudar a forma de ensino!

Ludotecas nas escolas para educar

Jogar e brincar inicialmente podem ser ações que apenas promovem diversão para os pequenos. Mas, na realidade a iniciativa de proporcionar um espaço que contenham brinquedos e jogos para as crianças podem fazer toda a diferença no desenvolvimento da capacidade crítica dos mesmos.

Os brincadeiras fazem parte do mundo infantil, o papel dos educadores é estabelecer um equilíbrio entre o real e imaginário no processo educativo. Dessa forma, as crianças terão oportunidades de se divertir e também, vão aprender o ato de compartilhar os brinquedos e socializar com outras pessoas.

Durante os jogos e brincadeiras, o público infantil aprende sobre cores, tamanhos, formas, texturas, sons e tipos de materiais.

É dentro desse contexto que a importância das ludotecas nas escolas podem contribuir para que as crianças tenham boas experiências dentro do espaço educacional.

Mediante a isso, os educadores devem enxergar os jogos e brincadeiras como uma forma educacional, ou seja, pode-se dizer que se trata de um instrumento de trabalho em um espaço lúdico que vai agregar valor na aprendizagem das crianças.

Trabalhar com uma proposta lúdica não está de forma nenhuma colocando em  questão a seriedade do trabalho e muito menos, substituindo conteúdos que precisam ser apresentados ao público infantil.

Pelo contrário, as atividades lúdicas servem como grandes complementos para que esse público que ainda não conhece muito sobre o mundo aprenda a estabelecer boas relações sociais e ainda, construir novos conhecimentos.

importância das ludotecas

Qual é o objetivo do lúdico na educação infantil?

Quando o ser humano nasce, ele vem sem nenhuma informação, ou seja, é necessário aprender tudo do zero. Por isso que em cada  fase da vida ele descobre coisas novas e aprende através do meio em que vive.

Todos nascem com o poder grande de descobrir potenciais e ganhar conhecimento desde os mais simples aos complexos. É isso que vai garantir a sobrevivência frente a diversas questões da vida.

O objetivo das ludotecas nas escolas é justamente aprimorar nas crianças a integração mais participativa, criativa e crítica.

As brincadeiras fazem parte da infância, e através dela existe a oportunidade da criança ganhar mais autonomia e também exercer a sua cidadania.

Os resultados dessas ações que promovem conhecimento aumentam ainda mais a percepção da imaginação e dos sentimentos já que durante as brincadeiras as crianças estabelecem relações sociais.

Diante disso, a importância das ludotecas nas escolas abrange o desenvolvimento educacional das crianças, pois fica mais fácil ensinar brincando, uma vez que elas costumam descobrir o mundo dessa maneira.

É fundamental que eles aprendam as coisas com alegria e com bastante prazer, dessa forma, as brincadeiras e jogos deixam de ser consideradas somente passatempos e passam a se tornar técnicas bastante relevantes para levar mais conhecimento em todas as fases sem monotonia.

Os jogos de tabuleiro moderno são uma boa escolha para proporcionar atividades lúdicas para crianças em diferentes faixas etárias. A maioria das ludotecas nas escolas buscam criar ambientes confortáveis, alegres e rico em brincadeiras que além de divertir, educam.

A PaperGames é uma empresa voltada para jogos lúdicos e educativos. Nossa missão é fornecer material de qualidade que atrai o interesse das crianças e até mesmo adultos, que estão em diferentes patamares de aprendizagem. Confira mais do nosso site e veja nossas opções de jogos disponíveis para você divertir!

Gostou do conteúdo? Confira também: De onde vieram os jogos clássicos?