De onde vieram os jogos clássicos?

principais jogos clássicos

Os jogos clássicos são tidos como boas estratégias para ativar a memória e também, se divertir com os amigos e familiares. Mesmo quando a internet não existia, muitos povos costumavam se reunir para esses desafios.

Cada jogo tem sua história e origem. Apesar da era da tecnologia, tem coisas que não substituem o bom e velho instinto de jogador presencial, pois alguns desses jogos não são apenas diversão, mas sim, um exercício de raciocínio, estratégia e até esporte. 

Confira quais são os principais jogos considerados um clássico:

 

Quais são os principais jogos clássicos?

Existem jogos que promovem grande estímulo para o funcionamento do cérebro, por isso, eles são indicados em alguns tratamentos terapêuticos, sobretudo na terceira idade, onde as chances do aparecimento de doenças degenerativas são maiores.

No entanto, é importante salientar que no mundo, existem grandes campeões de jogos clássicos de todas as idades. No geral, esses jogadores são considerados extremamente inteligentes.

Confira a lista dos jogos mais conhecidos e de onde eles vieram!

dama

Dama

A história conta que o jogo de damas surgiu na Europa Medieval, porém, ele não era considerado um jogo comum, mas sim, as variações históricas e regionais do povo.

Estima-se que o jogo de damas existe a mais de 40 séculos. Para jogar, o povo da África usava conchas e pedrinhas e as alinhavam na areia. 

Os faraós do Egito também jogavam muito a dama, mas os registros informam que foram os Gregos que emprestaram os tabuleiros para os egípcios.

Mas, foi em 1547 que o primeiro livro sobre o Jogo de Damas foi publicado na Espanha. Vale lembrar que entre os anos 1000 e 1500, esse jogo era o mais popular da França, à partir daí, muitos jogadores ficaram famosos.

O fato é que a Dama é um dos jogos clássicos que não tem uma forma única de se jogar, ou seja, não existe um padrão internacional de jogo.

 

Xadrez

O xadrez é um considerado um dos jogos clássicos mais incríveis de todo o mundo, por isso, é comumente visto em diversos cantos. 

Os jogadores precisam movimentar as peças brancas e pretas com o objetivo de capturar o rei inimigo e dar um xeque mate.

É divertido, mas principalmente envolve muito raciocínio do jogador. Por isso, existe até campeonato mundial de Xadrez desde 1948.

A lenda diz que esse jogo surgiu na Índia para curar a depressão de um Rajá depois da perda de seu filho.

Foi um brâmane que apresentou um tabuleiro para o rajá afirmando que ele poderia encontrar a cura da depressão e a calma de espírito. Nesse processo, algumas jogadas foram descobertas, como a chaturanga, uma das variantes do jogo de xadrez moderno.

As regras conhecidas no xadrez de hoje em dia foram iniciadas no ano de 1475, não se sabe ao certo onde, alguns dizem que foi na Espanha, outros na Itália. 

A última modificação das regras do xadrez foram feitas no século XIX e se mantém até hoje.

xadrez

 

Gamão

O gamão é um jogo de tabuleiro muito antigo, ele é originário da Mesopotâmia onde as pessoas costumam jogar com dados feitos de ossos, madeira ou pedras sob uma superfície de madeira.

Existem registros que mostram que o Gamão começou a ser disseminado no ano de 800 na Pérsia e conquistou todos os árabes. Posteriormente foi para a Europa e tornou-se bastante conhecido, inclusive competiu com o xadrez entre os nobres que costumam jogar.

 

Dominó

O nome vem do Latim, no entanto, o dominó surgiu na China entre os anos 243 a 181 a.C. O criador foi o soldado Hung Ming.

Foi no século XVIII que o jogo ficou famoso, pois a nobreza de Veneza da Itália costumava jogar dominó.

Naquele tempo, as peças eram confeccionadas de ébano, representando números. Porém, a diferença é que na China, o dominó fazia 21 combinações, enquanto que na Europa tinha 7 peças a mais.

Hoje em dia, o dominó é considerado um dos jogos clássicos e é jogado em todos os Países do mundo, entretanto, ele é mais popular na América Latina.

O mais interessante é que na China, o dominó foi o responsável por originar outro jogo, o ” Mah Jong”.

dominó

 

Jogo da Velha

Na lista dos jogos clássicos não se pode esquecer o “Jogo da Velha”, muito simples de jogar, ele é conhecido no mundo inteiro.

Esse passatempo ganhou fama no século XIX na Inglaterra, e acredite, foi pelas mulheres que se reuniam todos os finais de tarde para bordar e colocar a conversa em dia.

Como as mulheres mais velhas não conseguiam mais bordar como as jovens devido a visão mais prejudicada, algumas delas criaram então um jogo que na época se chamava “nós cruzes”.

No Brasil, o jogo passou a ter esse nome, pois faz alusão às mulheres idosas que o criaram.

Porém, algumas anotações trazem registros desse jogo no século XIV antes de Cristo, pois os historiadores acharam materiais arqueológicos que comprovavam a similaridade com o jogo da velha.

 

Gostou do conteúdo? Não saí ainda não! Confira mais do nosso site e veja nossas opções de jogos disponíveis para você divertir!

Comentários
Compartilhe com seus amigos!