Ameritrash x Eurogames: O que são e quais as principais diferenças?

No universo dos boardgames (jogos de tabuleiro modernos) existem duas grandes “escolas”: Ameritrash e Eurogames. A diferença, porém, não se limita ao estilo dos jogos, mas também atiça a rivalidade entre os fãs, gerando disputas nas redes sociais como entre Marvel x DC (ou Toddy e Nescau).

Os jogos de tabuleiro evoluíram dos clássicos, e foram ganhando características regionais. Durante essa evolução, os dois principais polos se concentraram no Estados Unidos e na Europa (principalmente na Alemanha), dando origem aos termos Ameritrash e Eurogames.

Vamos entender um pouco a diferença entre cada um deles.

Ameritrash

Os jogos da escola americana costumam privilegiar o design, e o tema está completamente integrado à mecânica do jogo, quase sempre sendo o ponto central.

Outra importante característica é o confronto direto entre os jogadores. Sendo assim, é comum nesses jogos que os adversários sejam eliminados e nem todos terminem a partida ao mesmo tempo.

Alguns jogos levam a temática tão a sério que possuem miniaturas e itens personalizados, de maneira que o jogador se sinta parte integrante da cena.

O Ameritrash também faz uso constante da sorte. A presença de dados ou roletas é quase unanimidade nesses jogos. Em geral, vence quem derrotar os adversários ou concluir missões bem específicas.

Vale salientar que, apesar de a maioria dos Ameritrash ser de conflito direto, os jogos cooperativos – quando os participantes atuam juntos em prol de uma meta em comum – também costumam ser classificados nessa categoria.

Eurogames

Também conhecida como german-style (estilo alemão, na tradução literal), esta categoria de boardgames foca mais na estratégia. O tema geralmente é apenas um cenário para o jogo propriamente dito, sem influência direta nos movimentos.

Geralmente são jogos de estratégia e o uso da sorte é quase zero (ou quase nulo em vários deles). A eliminação de jogadores também é rara: na maioria dos títulos todos os participantes permanecem com chances até o final.

Uma das características que diferencia o estilo alemão do americano é a eliminação indireta de oponentes. Ao invés do conflito, os temas usam estratégias de enfraquecer o adversário tirando recursos que dificultam para que ele pontue.

Por isso mesmo, na maior parte dos Eurogames o vitorioso é aquele que faz mais pontos ou obtém maiores conquistas.

https://jogos.papergames.com.br/clube-do-tabuleiro

Qual é o melhor?

Em geral, há uma defesa mais ampla do estilo europeu, por ser considerado por alguns de seus fãs mais “culto” em comparação com o Ameritrash.

No entanto, apesar de ser um estilo dito mais agressivo, o modelo americano também necessita de estratégia e um certo grau de raciocínio.

Nem o nome com tom pejorativo (“trash” significa “lixo”) costuma incomodar os fãs desse formato.

Enfim, prevalece a máxima de que gosto não se discute.

Comentários
Compartilhe com seus amigos!