Atualmente, estamos no ápice da era digital e isso quer dizer que não há quase mais nada que não possamos fazer virtualmente, desde assistir um simples vídeo até comprar algo extremamente específico, a Internet possibilita que façamos qualquer coisa on-line em questão de segundos.
No entanto, ainda assim, há um nicho off-line, isto é, que não se enquadra no meio digital, que tem ganhado cada vez mais destaque na atualidade, tornando-se um verdadeiro sucesso entre os públicos das mais variadas idades: o boardgame.
O universo dos boardgames físicos é simplesmente incrível, sendo repleto de curiosidades. Então, você está preparado para se aventurar neste assunto e saber tudo sobre este nicho que não para de crescer? Basta nos acompanhar nesta jornada!
#️⃣ O que é boardgame?
Trata-se de um nicho off-line de jogos, afinal de contas, boardgames é um termo em inglês utilizado para falar dos nossos bons e velhos jogos de tabuleiro.
Os boardgames, que dependendo do ponto de vista de especialistas podem englobar também os jogos de cartas e de dados, estão cada vez mais em alta no mercado e um dos principais motivos disso é a vasta diversidade de títulos existentes na atualidade, que devido às mais variadas categorias e mecânicas de jogo conseguem agradar pessoas de todas as idades.
Apesar de seu ápice nos dias de hoje, você sabia que a história dos jogos de tabuleiro não é de agora? Na realidade, a origem dos boardgames começou há milênios e, desde então, este tipo de jogo tem inovado cada vez mais, passando por diversas mudanças e transformações.
#️⃣ A origem
Não se sabe qual foi o primeiro jogo de tabuleiro e, muito menos, quando ele foi criado. No entanto, acredita-se que a sua origem teve início junto com as primeiras civilizações, por volta de 7.000 a 5.000 a.C.
Segundo historiadores especialistas no assunto, o jogo mais antigo que se tem notícias é o “Mancala”, jogo de origem africana que tem como seus principais componentes o tabuleiro e, também, o uso de várias sementes.
Estima-se que este jogo, considerado um dos pioneiros, exista desde 7.000 a.C, já tendo passado, desde então, por diversas modificações e inovações que resultaram em mais de 200 variações de modos de jogar.
Inclusive, não saber o autor, as regras originais e quando o jogo foi – de fato – criado são características comuns desta primeira fase e tipo dos jogos de tabuleiro.
A partir de sua origem, os jogos de tabuleiro podem ser classificados em dois tipos principais: antigos e modernos.
#️⃣ Os principais tipos
Assim como destrinchamos no artigo “Quais são os tipos de jogos de tabuleiro?”, este modelo de jogo off-line pode ser dividido, respectivamente, em antigos e modernos.
O primeiro tipo é aquele em que o jogo “Mandala”, assim como Xadrez e Damas, faz parte. Suas principais características são não ter “tema”, design desenvolvido e, muito menos, um fabricante conhecido.
Na realidade, os jogos de tabuleiro antigos são aqueles criados há milênios, antes do século XVIII, que já sofreram diversas modificações, tanto que não sabemos quais as regras originais. Além disso, também não sabemos quando surgiram ou quem os criou.
Resumidamente, estamos falando de jogos que, apesar de clássicos e referência no mundo dos jogos até os dias de hoje, não temos muitas informações ou detalhes de sua origem.
Já o segundo tipo, os jogos de tabuleiros modernos são aqueles que, assim como seu próprio nome sugere, são mais atuais com maior pluralidade, sendo o que conhecemos atualmente como boardgames.
O marco deste tipo ocorreu no século XIX, quando os boardgames – diferentemente dos jogos de tabuleiro antigos ou clássicos – começaram a ter um design mais elaborado, além de serem assinados por um autor e terem um fabricante renomado, com produção em grande escala.
#️⃣ As principais categorias
Com a modernidade desta nova era, os boardgames evoluíram e, a partir disso, novas mecânicas, estilos e enredos foram criados, resultando no surgimento de diversos títulos novos que podem ser classificados por categorias, sendo as principais:
1️⃣ Party Games
Os jogos pertencentes à categoria party games são os mais indicados para aquele churrasco em família ou noite de social com os amigos, isso porque estamos falando de jogos mais animados que, geralmente, conseguem agradar os mais diferentes públicos, garantindo seu entretenimento com familiares e amigos.
Os party games costumam ser rápidos de jogar, isto é, possuem uma duração média por partida curta e, também, tendem a aceitar um maior número de jogadores.
3️⃣ Jogos infantis
Assim como o seu próprio nome sugere, os jogos infantis são desenvolvidos especificamente para crianças. No entanto, isso não quer dizer que nenhum adulto possa jogar, na realidade, significa apenas que eles foram pensados para o público infantojuvenil, que está ainda naquela fase de aprendizado.
Os jogos infantis, além de extremamente divertidos para entreter as crianças, costumam também trilharem o caminho mais educativo, ajudando a desenvolver habilidades e aprimorar aquelas que a criança já possui.
Além disso, esta categoria conta com jogos fáceis e ainda mais rápidos de jogar, com uma duração média de, aproximadamente, 15 minutos para não cansar ou sobrecarregar os pequenos.
5️⃣ Jogos de civilização
Esta categoria de boardgames se refere aos jogos cujo tema – nada mais, nada menos – é focado na civilização, mais especificamente, na construção de uma.
Os jogos de civilização são um dos mais complexos desta lista, com muitas regras e, também, várias possibilidades de jogadas, por isso, uma única partida pode demorar horas para ser finalizada.
7️⃣ Jogos cult
A categoria cult envolve os boardgames mais diferenciados, que agradam um tipo específico de público, não sendo para todos os gostos. Encaixam-se aqui jogos de fantasia – assim como de ficção científica e outros – que podem ter uma duração média bem abrangente, variando de título para título.
2️⃣ Jogos familiares
Os jogos desta categoria são aqueles que jogamos com as pessoas que mais amamos, sendo boas opções para toda a família. Em outras palavras, estamos falando de jogos fáceis de aprender e divertidos de jogar que podem ser interpretados por todos, desde o seu o avô que não sabe nada de jogos até a sua priminha pequena.
Mais especificamente, estamos nos referindo a jogos nada complexos que, mesmo com suas partidas mais curtas, garantem a risada de todos da sua família.
4️⃣ Jogos de estratégia
Uma das categorias mais amadas pelos amantes de jogos, os boardgames de estratégia são o grande destaque desta lista. Independentemente de ser de estratégia abstrata ou temática, os jogos desta categoria necessitam de planejamento e, claro, criação de estratégias para vencer.
Os boardgames de estratégia não dependem e evitam ao máximo a sorte, por isso este fator não tem grande influência sobre estes jogos. Além do mais, por demandarem um raciocínio mais complexo, eles costumam ter uma duração longa, afinal, não criamos estratégias bem elaboradas de um minuto para o outro.
6️⃣ Jogos de dedução
Nesta categoria de boardgames, quem vence é aquele que domina a arte de deduzir, afinal de contas, esta é a principal habilidade necessária para ganhar os jogos de dedução.
Diferentemente dos jogos de estratégia, a sorte é amiga e pode ser um diferencial para o vencedor.
8️⃣ Jogos de entrada
A última categoria desta lista são os jogos de entrada, ou seja, boardgames para você que quer adentrar está universo único e simplesmente viciante dos jogos de tabuleiro modernos.
Dito isso, os boardgames de entrada são aqueles fáceis de entender, jogar e, também, de garantir a sua diversão! Eles ganharam esse termo justamente por serem excelentes meios de fazer pessoas – até então não jogadoras – adentrarem o mundo dos jogos, apaixonando-se a cada jogada.
E você, caro leitor, está pronto para mergulhar neste universo que não para de se expandir?
Aqui na PaperGames, você encontra os melhores boardgames – das mais variadas categorias – para jogar sozinho, com amigos ou familiares.