Jogos de Seleção de Cartas

A Seleção de Cartas trata-se de uma mecânica que tem sido amplamente utilizada em vários cardgames e boardgames

A mecânica de Seleção de Cartas consiste em jogos onde geralmente o jogador deve escolher cartas a partir de um limitado número de cartas disponíveis, geralmente de uma área comum.

A Seleção de Cartas é um elemento usual em vários jogos, afinal, sua mecânica simples causa um equilíbrio natural ao jogo. Sua aplicação nos boardgames é tão diversificada que sempre parece renovada, o que faz com que alguns jogadores tenham aquela sensação de entusiasmo durante as partidas. 

A expectativa de que na próxima “mão” com certeza irão aparecer boas opções e outras não tão agradáveis ao adversário, torna tudo muito mais interessante, seja qual for a forma, é fonte de diversão garantida.

A origem exata dos jogos de cartas é objeto de muitas opiniões e especulações, porém é possível afirmar que não foi criado por uma só pessoa e sim pelo desenvolvimento de vários jogos.

A princípio, os historiadores acreditam que o jogo de cartas surgiu na China por ter sido a nação que inventou o papel. No século 10, foi documentado que os chineses começaram a usar dominós de papel para criar novos jogos.

Se tratando de história, as cartas se tornaram uma espécie de linguagem universal, capaz de agregar pessoas de diferentes origens, crenças, costumes e classes sociais. 

Há uma infinidade de modalidades com regras e objetivos diferentes e sempre há um jogo ideal para cada ocasião, independentemente do local ou do número de pessoas reunidas. 

Que tal saber um pouco mais sobre a seleção de cartas? Confira:

Diferença entre Seleção de Cartas e Gestão de Mão

É importante destacar que a mecânica de Seleção de Cartas consiste na ação de escolher uma carta de um subconjunto limitado. Sua formação varia muito conforme o jogo. Serve para obter vantagem imediata, a longo prazo, ou para montar um set de cartas e atingir um objetivo do jogo.

Com ela também é possível comprar cartas permitindo inclusive escolher uma carta que um jogador rival possa precisar, negando-lhe tal possibilidade. 

Já a  gestão de mão (hand management) é uma mecânica de jogo que consiste em utilizar cartas (geralmente, mas não exclusivamente) para jogar em sequência, realizar combos e fazer o melhor uso delas.

As cartas possuem múltiplos usos e as vantagens fornecidas dependem das condições do jogo. Os itens adquiridos vão para a sua mão, para melhor análise e utilização posterior.

Sugestões de Jogos com Seleção de Cartas da PaperGames:

Na PaperGames, além do Port Royal você encontra diversas opções de jogos com mecânica de seleção de cartas para você se divertir! Confira alguns títulos que separamos para você:

Misty

Era uma tarde escura e chuvosa… A chuva escorre pelas janelas e os vidros aos poucos ficam embaçados. Enquanto você rabisca na janela, seus desenhos de repente ganham vida: caminhões se movem, foguetes decolam, folhas caem. E cuidado! Um monstro comedor de flores está à espreita… Bem-vindo a Misty!

Em Misty, cada jogador deve montar uma janela com 12 cartas. Para montar sua janela, cada jogador terá que escolher uma carta da mão, e então passar as cartas restantes para o vizinho. Os jogadores terão escolhas a fazer: pegar esta carta ou impedir que o vizinho pegue aquela outra?

Fungi

Em Fungi, você está no meio da floresta procurando por cogumelos para vender ou cozinhar! O jogo utiliza dois baralhos: um baralho diurno, com diferentes tipos de cogumelos, cestas, panelas, sidra, manteiga e um pequeno baralho noturno com cogumelos sob a luz do luar.

Cada cogumelo possui dois valores: para a venda e para o preparo. Vender garante a você mais opções de escolha para as próximas rodadas, mas cozinhar dará pontos de vitória. Com cogumelos venenosos misturados aos demais e um limite de cartas na mão para gerenciar, selecionar as melhores cartas em seu turno será um grande desafio!

A cada turno uma carta de cogumelo é removida e uma nova é revelada, deixando cada um delas disponível para compra por um curto período. Esse movimento constante das cartas cria um efeito de caminhada, onde alguns cogumelos são coletados, alguns são deixados para trás e outros são vistos mais à frente. No final, o jogador com mais pontos de vitória vence! Entre na floresta e vença este duelo!

BraveRats

Terras Altas, Século XIII. Com o súbito desaparecimento do Rei dos Ratos, o reino está agora sem um soberano. Dois clãs de ratos surgiram para reivindicar o poder.

Os Yargs são ratos bárbaros, famosos por sua experiência em combate e seu tamanho impressionante. Eles vestem a cor azul em combate. Os Applewoods são ratos civilizados, mas notórios por sua obsessão por joias e acumulação de riquezas. Eles vestem a cor vermelha em combate.

Os clãs rivais preparam-se para lutar pela coroa, mas um grande segredo pesa sobre eles: ambos os príncipes estão secretamente apaixonados pela princesa do clã inimigo! Embora o rato mais forte geralmente vença a luta, um estrategista inteligente usará o poder especial de cada rato para alterar o curso da batalha. 

Você conseguirá liderar seu clã para assumir o controle do reino?

Capital Lux

Em Capital Lux, defina o destino dos seus cidadãos: colocá-los em suas Cidades Natais para obter pontos ou na Capital para obter os benefícios de suas habilidades especiais? Para toda carta há um dilema e cada jogada é crucial!

Você estará balançando no fio da navalha o tempo todo! Vai aceitar o risco? Blefar? Ou seguir um plano cuidadosamente estabelecido? A escolha é sua neste inteligente jogo de cartas, com lindas artes do pintor americano Kwanchai Moriya.

Port Royal

Jamaica, Mar do Caribe. No porto de Port Royal a vida é agitada e os negócios prosperam! Em Port Royal, assuma o papel de um comerciante tentando fechar o negócio de sua vida! Mas se você arriscar muito e fazer escolhas erradas, pode voltar para a casa de mãos vazias!

Não se esqueça de reinvestir seu lucro, para ganhar os favores dos Governadores e Almirantes e contratar pessoas para aumentar suas possibilidades. Amplie sua influência e você irá liderar expedições de maior prestígio.

Suas chances aumentam com cada carta revelada, mas também aumentam seus riscos. O jogador que conseguir atingir pelo menos doze pontos de influência, vencerá a partida!

Comentários