Jogos cooperativos: o fim da rivalidade

Os jogos cooperativos são práticas lúdicas que visam estimular a colaboração em dinâmicas do dia a dia, seja no contexto educacional formal, no ambiente de trabalho ou em outros espaços sociais com a família e amigos.

Os jogos cooperativos são atividades desenvolvidas com o intuito de melhorar a qualidade das relações interpessoais e de promover valores sociais, como a coletividade e a compreensão, além da diversão.

Confira um pouco mais sobre esses jogos e veja algumas sugestões da PaperGames para você:

O que são jogos cooperativos?

Os jogos cooperativos não possuem eliminações, exclusões, vencedores e perdedores. Em geral, o modo como a tarefa se desenvolve e a interação entre os participantes tornam-se o ponto central.

Os participantes compreendem-se sempre como parceiros, e nunca como adversários. Isso estimula a participação de todos e o respeito às diferenças. 

O desafio consiste na superação de medos, inseguranças e da dificuldade de agir e pensar coletivamente. Os jogos cooperativos cumprem um importante papel didático e servem como uma metáfora da vida, onde muitas vezes é necessário unir forças para alcançar uma determinada meta ou objetivo.

Qual a importância dos jogos cooperativos?

Os jogos cooperativos, assim como outras atividades relacionadas à educação socioemocional, estão pautados no aprendizado através de um desenvolvimento motor-lógico. Os princípios pedagógicos dos jogos cooperativos são de inclusão, coletividade, respeito mútuo e desenvolvimento integral.  

Acima de tudo, os jogos cooperativos representam uma retomada de contato entre pessoa, natureza e espaço, explorando todos os sentidos e estimulando a afetividade. É uma das iniciativas da educação biocêntrica, forma de educar que está centrada na valorização da diversidade. Embora a vitória não seja garantida, um jogo cooperativo garantirá que cada participante possa se divertir muito do começo ao fim.

Jogos cooperativos X jogos competitivos

O que distingue os jogos cooperativos de jogos competitivos é, principalmente, o fato de não possuírem caráter competitivo ou eliminatório. Nos jogos cooperativos, não há vencedores, perdedores, eliminações ou exclusões, ao contrário, busca-se estimular a colaboração e a compreensão das diferenças, visando a superação de adversidades, limitações, inseguranças e medos entre os participantes. 

Assim, por meio desses jogos, os jogadores são incitados a identificar características singulares e próprias dos demais indivíduos ou grupos envolvidos na dinâmica. Já nos jogos competitivos, o que mais importa é vencer o oponente e conquistar a vitória, um objetivo que não poderá ser compartilhado com os demais derrotados ou eliminados. Essa ideia de competição existe nos mais diversos segmentos da vida, que vão desde simples brincadeiras de crianças até disputas entre grupos políticos. 

Não é diferente no mundo dos jogos, visto que existem competições desde sempre até os dias de hoje.

Opções de jogos cooperativos para jogar agora mesmo!

Em termos gerais, jogos cooperativos podem ser pensados a partir de atividades lúdicas que simulem o cumprimento de uma determinada tarefa ou a resolução de uma determinada situação em coletividade. Também podem ser elaborados a partir da adaptação de regras de esportes ou de outros jogos competitivos, tendo em vista a colaboração e a interatividade. 

Veja algumas sugestões de jogos cooperativos da PaperGames para você:

Entre Linhas 

Você consegue pensar em uma palavra que seja um cruzamento entre “Urso” e “Médico”? Conseguiu? Então diga alto para os outros jogadores e torça para que eles consigam descobrir as duas palavras-chave que você cruzou para formular sua dica!

Trabalhem juntos para preencher a tabela com Cartas de Dica! Cada jogador deve pensar em uma dica que represente o cruzamento da sua combinação única de palavras-chave.

Se os outros jogadores acertarem as duas palavras que ele cruzou, então ele poderá colocar sua Carta de Dica no lugar apropriado da tabela. Se eles errarem, a Carta de Dica é descartada. O objetivo dos jogadores é preencher a tabela com o maior número de Cartas de Dica possível, adivinhando o local correto de cada carta.

Escolham suas dicas com cuidado e tentem alcançar a maior pontuação possível! Um novo jogo de palavras, fácil, rápido, acessível a qualquer pessoa, grupo, idade e com um preço que cabe no bolso.

Hanabi

Hanabi – palavra japonesa para “fogos de artifício” – é um jogo cooperativo no qual jogadores tentam apresentar o espetáculo perfeito de fogos, colocando as cartas na mesa na ordem correta.

Parece fácil, certo? Bem, nem tanto, pois neste jogo você segura suas cartas de forma que elas fiquem visíveis apenas aos outros jogadores. Isso mesmo, você não pode ver suas próprias cartas!

Vocês devem trabalhar em time, dando dicas uns aos outros a respeito dos valores ou das cores das cartas de cada um para criar um deslumbrante espetáculo de fogos antes que acabem suas cartas.

Hanabi venceu o Spiel des Jahres de 2013, uma das principais premiações de jogos do mundo.

Série UNDO

A série UNDO combina o tema da viagem no tempo com histórias emocionantes e extraordinárias que os jogadores devem montar peça por peça, assumindo o papel de agentes do destino e fazendo tudo o que puderem para desfazer mortes súbitas. 

Não só eles viajam minutos ou horas no tempo, mas às vezes milhares de anos para mudar eventos que lançaram as bases para o futuro do destino. Em cada salto no tempo, surge a escolha em como eles podem mudar o passado – e nem toda mudança é uma mudança para melhor!

Durante as missões, nenhum componente é alterado ou danificado e os jogadores podem tentar quantas vezes quiserem, com resultados diferentes de acordo com as escolhas e decisões tomadas durante as partidas.

Cada história leva os jogadores a um destino diferente: Japão nos dias modernos, Alemanha e o Antigo Egito e a Chicago dos anos 1920. Em cada uma delas os jogadores tentarão mudar os eventos e assim desfazer aquela morte.

Bandido

Um prisioneiro está tentando escapar por túneis a partir de sua cela. Você e sua equipe devem unir forças e cartas para impedi-lo, fechando todas as saídas. Mas cuidado! Suas cartas podem acabar ajudando na fuga! Aceite o desafio e corra, antes que as cartas acabem!

Bandido é um jogo cooperativo de estratégia e observação para toda a família, é também o quarto jogo da nova Linha Pocket da PaperGames – grandes títulos que cabem no bolso e Vencedor do Prêmio Ludopedia 2020 – Jogo Família do Ano pelo voto popular no Brasil.

Quer conhecer mais? Essa é apenas uma pequena parte do universo da PaperGames, temos muito mais opções para você conhecer e se apaixonar ainda mais!

Comentários