Grandes Autores: Wolfgang Kramer
Wolfgang Kramer é considerado um dos principais inovadores dos jogos de tabuleiro modernos. Ele é frequentemente creditado como pioneiro na mecânica de controle de área, sistemas de ponto de ação e até mesmo a familiar trilha de ponto de vitória.
Wolfgang Kramer foi o primeiro designer de jogos profissional em tempo integral da Alemanha, ganhou o principal prêmio de jogos de tabuleiro do mundo cinco vezes: o “Spiel Des Jahres“.
O que fica evidente em seus jogos é a enorme riqueza de experiência que Kramer e seus colaboradores carregam. Não parece haver um tema comum em todo o trabalho de Kramer, que vai desde jogos familiares até títulos de alta estratégia.
Quer saber um pouco mais sobre a vida deste designer incrível? Continue a leitura:
Sua história:
Quando criança, Wolfgang Kramer costumava jogar com sua avó, em algumas entrevistas o autor comenta que desenvolveu uma atitude positiva sobre os jogos porque “ela sempre costumava me deixar vencer“. Embora tenha começado a comprar jogos em sua adolescência, logo descobriu que não havia muita variedade, então começou a modificar algumas regras dos mesmos e com isso, seus amigos gostaram tanto das novas regras que sugeriram que ele criasse os seus próprios jogos. Inicia-se assim uma trajetória incrível pelo mundo desafiador do desenvolvimento de boardgames.
Enquanto estudava ciência comercial, Kramer começou a desenvolver um jogo de corrida que não usava dados para movimento. Enquanto trabalhava como gerente de operações e cientista da computação, ele desenvolveu seu novo sistema de movimento em um jogo abstrato, e o publicou em 1974. Mais tarde, ele modificou este jogo, projetando uma dinâmica totalmente diferente e enquanto ainda trabalhava em tempo integral, projetou e publicou diversos outros jogos.
Kramer tornou-se designer de jogos em tempo integral em 1989, recentemente colaborou com outros designers igualmente notáveis, como Michael Kiesling e Richard Ulrich.
Em 1984, Kramer inventou uma trilha de pontuação do jogador que contornava todo o perímetro do tabuleiro. Este tipo de trilha de pontuação tornou-se uma característica dos jogos de tabuleiro de estilo alemão e é chamada de Kramerleiste (pista de Kramer), em sua homenagem.
Além de autor de grandes jogos, Kramer também é autor de romances de mistério, incluindo Der Palast der Rätsel (O Palácio dos Mistérios) e Die Rätsel der Pyramid (Os Mistérios da Pirâmide).
Wolfgang Kramer é autor de “Pega em 6!”, um grande sucesso que você encontra aqui na PaperGames, confira:
Pega em 6!
Em Pega em 6!, você deve marcar o mínimo de pontos possível.
Cada jogador recebe 10 cartas e na sua vez, escolhe, revela e posiciona uma delas em uma das quatro fileiras da mesa. Se incluir a sexta carta, ele deve pegar as cinco primeiras. Seu objetivo é evitar pegar cartas pois cada uma que você pega rende pontos negativos!
A dinâmica do jogo muda à medida que mais jogadores participam, colocando cartas em cada uma das fileiras e pegando todas quando o limite de 5 for alcançado.
Tome muito cuidado para não pegar nenhum boi pelo caminho! Um jogo para toda a família e todas as idades.
A edição comemorativa de 25 Anos inclui 28 cartas adicionais, para uma nova forma de jogar, que permite abrir novas fileiras, mover e inserir cartas, aumentar os limites ou ainda bloquear as fileiras.
Expansões
Em comemoração ao lançamento da Edição de 25 Anos no Brasil, a PaperGames lançou 3 expansões para o Pega em 6!, desenvolvidas pelo autor nas comemorações do aniversário de 10 e 20 anos do jogo e que alteraram as regras e formas de jogar, confira:
Expansão Pega em 6! Plus
A expansão Plus e as novas variantes foram publicadas em 2005, como parte integrante da Edição Comemorativa de 10 anos do jogo Pega em 6! Na época o jogo já era um clássico, mas uma única regra ainda era muito criticada pelos jogadores: a de que tudo no jogo gira em torno de pontos negativos.
Então, a partir desta expansão criada por Wolfgang Kramer, o objetivo do jogo muda radicalmente e, a partir de agora, passa a ser conseguir a maior quantidade de cartas e de cabeças de boi, passando a considerar para cada uma delas, 1 ponto positivo e vencendo o jogador que acumular mais pontos.