Nos últimos anos, os jogos de tabuleiro têm ganhado cada vez mais destaque ao redor do globo, tornando-se uma verdadeira tendência mundial. Dito isso, mesmo em pleno ápice da era digital, acredita-se que este nicho de entretenimento off-line vai continuar se expandindo pelos quatro cantos do mundo, inclusive aqui no Brasil.
A atual popularidade dos jogos de tabuleiro – que segundo especialistas já existem há milênios – dá-se principalmente graças aos jogos do tipo moderno, que permitem e impulsionam a criação de novas mecânicas, resultando no constante surgimento de temáticas mais recentes e, assim, títulos inéditos.
Segundo uma pesquisa realizada pela Ludopedia em 2022, estima-se que mais de 685 jogos de tabuleiro foram lançados neste ano somente no Brasil. Então, com essa ampla gama de diversidade de títulos, você sabe como escolher o jogo de tabuleiro certo para você?
Apesar de aparentemente simples, saber escolher um jogo de tabuleiro certo para você pode dar (e muito!) trabalho. Pensando nisso, criamos este artigo completíssimo para te auxiliar nesta jornada. Acompanhe-nos!
#️⃣A importância de escolher o jogo de tabuleiro certo
Atualmente, acredita-se que existam milhões de jogos de tabuleiro em todo o mundo. Contudo, isso NÃO significa que todos foram feitos para você! Isso porque cada um deles foi desenvolvido para entreter um público-alvo específico, proporcionando sensações e, principalmente, experiências distintas durante uma partida.
Dito isso, saber escolher o jogo de tabuleiro ideal para você é fundamental para que a sua experiência seja a mais proveitosa possível. Além disso, separamos 3 outros motivos do porquê você deve se atentar à sua escolha. Veja só:
1️⃣ Economia financeira
Comprar um jogo de tabuleiro, independentemente do estilo ou temática, requer um investimento financeiro, isto é, você terá que desembolsar um valor para adquiri-lo.
Dito isso, já imaginou pagar um preço elevado em um jogo que simplesmente não agrada o seu gosto?
Trata-se da mesma sensação que você tem ao gastar seu dinheiro com uma comida que, ao final das contas, não é boa. Dá um arrependimento, não é mesmo?
Comprar um jogo de tabuleiro – sem fazer uma escolha planejada – pode resultar diretamente no desperdício do seu dinheiro, por isso, saber escolher o certo para você é sinônimo de economia financeira.
2️⃣ Economia de espaço
Qualquer jogo tem volume e, consequentemente, ocupa espaço. Isto posto, adquirir jogos que não atendem às suas expectativas só irá fazer você ocupar o espaço da estante (ou da sua área reservada aos jogos) com títulos sem uso, deixando-os parados e pegando poeira.
Escolher um jogo de tabuleiro de modo eficiente garante que você economize não somente no quesito financeiro, como também em espaço na sua casa.
3️⃣ Expectativas
Além do seu dinheiro e espaço, as suas expectativas também são afetadas quando compra um jogo que não lhe agrada. Afinal de contas, imagina gastar dinheiro e ainda ter que esperar por dias a entrega de um jogo que, infelizmente, você só irá jogar uma vez e, depois, deixará de lado… no mínimo, decepcionante, não é mesmo?
Os jogos de tabuleiro têm como intuito proporcionar a diversão daqueles que estão jogando. Então, quando não conseguem cumprir com este seu papel principal, simplesmente não há razão para você comprar.
Dito isso, a escolha certa faz com que as suas expectativas também não sejam quebradas e, assim, preserva o melhor da sua experiência.
#️⃣ Passo a passo de como escolher um jogo de tabuleiro
Agora que você já entende a importância, falta saber como de fato escolher um jogo de tabuleiro. Então, pensando nisso, nós montamos um passo a passo prático e simples que irá te ajudar na escolha, evitando arrependimentos futuros. Espia só:
#️⃣PASSO 1: Identifique que tipo de jogador você é!
A primeira coisa a se fazer na hora de escolher um jogo de tabuleiro é iniciar uma auto identificação de que tipo de jogador você é, em outras palavras, você gosta de jogar sozinho ou em grupo, com amigos e/ou familiares?
Essa pergunta é essencial justamente porque todos os jogos já têm definido o seu número – máximo e mínimo – de jogadores por partida, que deve ser sempre seguido.
Dito isso, você faz mais o estilo solitário ou gosta de interações durante a partida?
Identificando esta sua característica própria já irá ajudar na segregação de jogos, afunilando as suas escolhas.
#️⃣PASSO 2: Defina as temáticas que deseja no jogo
Assim como já mencionado, atualmente, existem diversas temáticas de jogo para todos os tipos de gostos e públicos, por isso, definir a(s) sua(s) preferida(s) é o segundo passo desta lista.
Portanto, você gosta mais de ficção? Fantasia? Talvez, algo mais realista ou então sombrio?
Bem, não importa qual das diversas opções, faça uma lista das temáticas que você busca em um jogo e aproveite, também, para escolher as mecânicas que mais te agradam.
#️⃣PASSO 3: Considere a complexidade que você busca no jogo
Assim como tudo nesta vida, os jogos de tabuleiro podem ser classificados por níveis de complexidade, por exemplo, um jogo infantil não será tão complexo quanto um jogo desenvolvido para o jovem mais conceitual.
Por isso, o nosso terceiro passo é considerar e definir qual nível de complexidade você procura em um jogo: baixo, médio ou alto?!
Geralmente, os níveis de complexidade estão atrelados de modo direto com a duração média do jogo, afinal de contas, quanto mais complexo algo, mais tempo você leva para finalizá-lo.
#️⃣PASSO 4: Leve em consideração os jogos dos seus autores favoritos
Se você já possui alguns jogos dos quais gosta, verifique seus respectivos autores, isto é, aqueles que os criaram e, em seguida, procure outros títulos produzidos por estes.
Esse é um passo importante porque, geralmente, os autores de jogos de tabuleiro tendem a criar novos títulos com a mesma pegada, ou seja, com uma certa similaridade, muitas vezes devido a sua marca pessoal.
No entanto, isso não significa que serão jogos iguais, estamos falando mais especificamente de jogos com o mesmo estilo e, até mesmo, temática, porém com mecânicas distintas, por exemplo.
#️⃣PASSO 5: Qualidade em primeiro lugar!
Aqui neste quinto passo, você já sabe qual o tipo de jogador que é, além de também já ter definido o que procura no seu jogo de tabuleiro. Então, agora é a hora de verificar a qualidade do produto.
Lembre-se: a qualidade sempre vem em primeiro lugar, isso porque de nada adianta encontrar o jogo de tabuleiro dos seus sonhos se – com apenas algumas partidas – ele simplesmente estragar.
Além de uma estética agradável, o jogo deve ser produzido e armazenado (sua caixinha) com materiais de qualidade, que não estraguem tão facilmente. Claro que ter cuidado é essencial, no entanto, quando o produto não é de qualidade, não importa o quão cuidadoso você é, ele não vai durar.
#️⃣PASSO 6: Procure resenhas nas redes sociais
O nosso sexto e último passo pode ser considerado uma continuação do quinto, afinal de contas, nem sempre será possível ver ao vivo ou tocar no jogo para constatar a sua qualidade.
Por isso, procurar resenhas nas redes sociais – seja no Youtube, Instagram, Facebook, sites e, até mesmo, fóruns – é de grande ajuda neste processo.
Dê preferência às resenhas publicadas em vídeo para que você possa, além de saber a opinião, ter uma visão geral da qualidade, assim como visualizar como funcionam as mecânicas do jogo.
Estes foram os 6 passos para escolher um jogo de tabuleiro sem arrependimentos. Além disso, você também pode dar uma espiadinha na nossa lista com mais 5 dicas infalíveis para realmente não ter erro durante a sua escolha.
#️⃣ Onde encontrar o jogo de tabuleiro certo?
Agora que você já está expert e totalmente preparado para fazer a escolha certa, chegou o momento de descobrir onde encontrar o jogo de tabuleiro ideal para você!
Aqui na PaperGames, você encontra os melhores e mais modernos jogos de tabuleiro que atendem os mais variados tipos de público, inclusive, o que você procura está aqui!
Ao todo, são dezenas de títulos com uma ampla diversidade de temática, enredos e mecânicas, desenvolvidos para garantir a emoção e diversão, enquanto proporcionam a melhor experiência para os jogadores.