Porque jogar não é caro!

Quando pensamos em jogos de tabuleiros modernos, a primeira coisa que vem à cabeça são aqueles board games super elaborados, com centenas de peças e preços igualmente na casa das centenas, mas na verdade não precisa ser assim.

Você já ouviu críticas ou comentários a respeito de quão caro os jogos de tabuleiros são e de quanto dinheiro você tem gasto com eles? Depois que a coleção alcança um certo número de jogos e passa a chamar a atenção, muita gente começa a receber comentários do tipo “você já gastou tudo isso em joguinhos?” ou “colecionar quadrinhos é bem mais barato”, sendo que hoje em dia já não é mais tão barato como dizem.

Primeiramente é importante saber que praticamente todos os hobbies custam alguma coisa. Você pode ter amigos que gostem de videogame e gastam 150 reais, 200 reais ou bem mais em jogos, outros preferem gastar milhões com um carro, isso sem falar que esposas, maridos, namoradas e namorados também têm seus hobbies. O ponto em questão é: hobbies em geral são caros, mas no caso do mundo dos jogos de tabuleiros é possível considerar os custos de maneira inteligente, afinal os board games possuem benefícios que vão muito além daquilo que o dinheiro pode proporcionar. 

Pensando nisso, listamos 4 vantagens que você precisa considerar na hora de avaliar a compra do seu próximo board game:

Estar sozinho x Interação Social

Seja com seus colegas de trabalho, com outros casais que visitam você na sua casa, ou até com seus amigos da faculdade, é sempre legal reunir as pessoas que você mais gosta para fazer algo divertido. O jogo de tabuleiro é uma opção excelente de atividade para vocês fazerem juntos e, normalmente, viram motivo para vocês se verem ainda mais!

Além de promover a interação com os amigos, board games ajudam nos finais de semana ou feriados em família, como por exemplo, jogar um jogo para relaxar depois do almoço ou para entreter as crianças. Com a família, é uma das maneiras mais divertidas de interagir e evitar aquela “tarde perdida na frente da televisão”, além de também ser uma grande maneira de aproximar o casal quando vocês não querem passar 40 minutos escolhendo um filme na Netflix. 

Os jogos de tabuleiro criam e incentivam um ambiente de contato entre as pessoas, pois, com o aumento das tecnologias, tudo tem permanecido muito forte no aspecto digital e os jogos ajudam a aumentar essa interação, sem falar que eles também são ótimos para evitar aquele momento de silêncio quando o assunto acaba.

Por isso, ter uma maior interação social é um benefício mais saudável e que com certeza vale muito a pena quando se investe em board games, afinal, viver os momentos felizes em conjunto não tem comparação.

Mais Tempo Longe do Celular

Não são apenas as crianças que ganham por fazer atividades longe do celular ou da televisão. Uma pergunta para se fazer, e que a maioria das pessoas não gosta da própria resposta, é: Quantas horas por dia você passa na frente de uma tela? E o quanto você já perdeu com isso?

É comum que os trabalhos sejam executados na frente de um monitor, mas depois, quando estamos em casa relaxando, acabamos sentados no sofá com a TV ligada e o celular nas mãos. Normalmente perdemos a noção do tempo quando estamos no celular, no Facebook ou mesmo no WhatsApp, por isso fazer atividades que não utilizam algum tipo de tecnologia é cada vez mais necessário e os jogos de tabuleiro são uma forma de “quebrar esse ciclo vicioso” que muitas vezes faz com que percamos mais tempo do que ganhamos alguma coisa.

Com os board games você ganha muitas e muitas horas de entretenimento com uma compra única, já que depois de adquirido eles são seus e serão jogados quantas vezes você desejar, com quantas pessoas e grupos diferentes você quiser, independente de custos como: assinatura mensal, taxas e atualizações.

Um raciocínio muito mais apurado

Para desenvolver seu raciocínio você precisa ativar seu cérebro, isso acontece quando você sai do “piloto automático”.

Os jogos de tabuleiro são ótimos para te colocar em situações inusitadas. Apesar de alguns simularem situações reais, a maioria deles ajuda a desenvolver seu raciocínio pois colocam você em uma posição diferente da que você vive, por exemplo: algumas vezes você precisará cortar o país em direção ao oeste, usando sua companhia ferroviária para construir rotas (como em Whistle Stop), em outras será um construtor iniciando sua carreira imobiliária, construindo e reconstruindo arranha-céus cada vez maiores e mais altos (como em New York 1901), ou então, se transformar em um nobre em busca de novas terras para expandir seu reino (como em Kingdomino).

É assim que os boardgames se tornam engajamento para a mente, ao jogar você estimula a sua mente com a tomada de decisões, resolução de problemas, cooperação entre jogadores, entre outras questões. Além disso, jogar jogos é benéfico, especialmente à medida que você envelhece, já que um cérebro ativo corre menos riscos de declínio cognitivo. Um estudo no New England Journal of Medicine mostrou que jogar jogos de tabuleiros estava associado a um risco reduzido de demência e doença de Alzheimer.

Rir não tem preço.

É claro que a diversão não pode faltar em uma mesa de jogos de tabuleiros, mas como você pode ver, ela é só a cereja em cima do bolo. Um estudo da Real Networks Inc mostrou que os jogos nos ajudam a reduzir o estresse, apoiar o equilíbrio mental e ajudar com o relaxamento. 

Dar risadas, estar com os amigos ou a família e exercitar o cérebro só têm a acrescentar ao seu bem estar e isso ocorre porque os jogos de tabuleiros oferecem um escape, uma chance de deixar suas preocupações diárias por um tempo e fazer algo completamente diferente ao lado de pessoas que gostamos. Você pode construir civilizações, construir ferrovias, controlar vastos exércitos, caçar ou até mesmo tentar dominar o mundo!

Quando estamos nos divertindo com os amigos, deixamos um pouco de lado as nossas preocupações e ansiedades. Biologicamente falando, quando rimos, diminuímos a liberação de cortisol, o “hormônio do estresse”, e só por isso dá para entender que se divertir de maneira saudável não tem preço.

homem rindo

Relativamente falando, os jogos não são tão caros assim, já que a compra inicial pode ser cara, mas ele vai ficar na sua estante por anos proveitosamente por todo esse período, sem nenhuma restrição.

Mesmo que um hobby lhe custe alguma coisa, deveríamos sempre nos perguntar: o que realmente vale a pena?

Conheça as várias opções de jogos da PaperGames! A qualidade acima da média e o preço que cabe no seu bolso, você só encontra aqui!

Comentários