Aproximadamente 8 minutos de leitura

Irrelevante para uns, motivo de paranóia para outros, o fato é que muitos jogos de tabuleiro utilizam cartas e o embaralhamento delas pode fazer bastante diferença para cada partida, afinal, quem nunca ficou bravo por comprar cartas repetidas ou ver uma sequência de cartas que dão a impressão de que o baralho não foi muito bem embaralhado?

E a pergunta que surge então é: qual a maneira mais eficiente de se embaralhar cartas para gerar a maior aleatoriedade possível, aquele embaralhar profissional?

Na prática precisamos descobrir quantas vezes o baralho precisaria ser embaralhado e qual seria a técnica mais eficiente para de fato embaralhar as cartas.

Veja a seguir 3 maneiras diferentes de embaralhar as cartas e qual delas é a melhor:

➡️ Riffle Shuffle

Uma das técnicas que pode ser usada é o “Riffle Shuffle” onde você divide o baralho em duas partes, segura ambas bem próximas e com o dedão você vai soltando as cartas que vão sendo intercaladas, formando um baralho bem misturado.

É uma técnica que tem um efeito visual bacana, só é preciso praticar um pouco e tomar cuidado para não envergar muito as cartas na hora de embaralhar.

➡️ Overhand Shuffle

Outro método de embaralhar é o “Overhand Shuffle” onde você segura o baralho na horizontal e vai puxando cartas com a outra mão da parte de trás e jogando-as na parte da frente.

É o método mais comum e conhecido para se embaralhar cartas.

➡️ Smooshing

Uma terceira opção é o “Smooshing”, onde você coloca todas as cartas espalhadas na mesa e vai misturando-as por um período de tempo, reunindo-as depois novamente para formar um maço de cartas.

🤔 Mas qual a maneira mais eficiente de embaralhar as cartas?

Segundo o matemático Persi Diaconis que fez alguns estudos nessa área e de acordo com os modelos matemáticos desenvolvidos por ele, para se ter um embaralhamento quase perfeito, o método mais eficiente é o “Riffle Shuffle” que deve ser feito em torno de 7 vezes.

De acordo ainda com Persi, usando o método mais comum, o “Overhand”, é necessário fazê-lo cerca de dez mil vezes (!) para obter-se um embaralhamento adequado das cartas.

Já o “Smooshing”, feito por cerca de 1 minuto, já garante uma aleatoriedade adequada das cartas.

Agora que você já descobriu o jeito mais eficiente e profissional de embaralhar é hora de pegar aquele baralho e começar a praticar!

*Este texto foi reduzido em seu original por conta de restrições de redação

banner do clube do tabuleiro