A maioria das pessoas que participam do mundo dos jogos de tabuleiro, com o passar do tempo e as constantes descobertas e novidades, tem um problema relacionado à compra de jogos.
Todo mundo é ótimo em comprar novos jogos. Até certo ponto este hobby pode ser caro, mas no fim cada nova aquisição é geralmente “pagável” e ninguém quer e nem deve ficar justificando suas compras para outras pessoas.
Talvez existam algumas questões que você deva considerar antes da sua próxima compra, para lhe ajudar a refletir um pouco mais a respeito e realmente responder a grande pergunta “eu realmente preciso desse jogo?“…
Não se preocupe se você não estiver interessado em responder essas questões, mas convenhamos que, para algumas pessoas, talvez essas considerações sejam relevantes e ajude-as a refletir um pouco mais quando bater aquele vontade de comprar o último lançamento, veja só:
1️⃣ Eu conheço alguém que já tem esse jogo?
Se o jogo já fizer parte da coleção de algum amigo e você está sempre querendo jogá-lo, você pode ficar tentado a comprá-lo, o que é compreensível, mas se você considerar melhor talvez não seja uma boa ideia comprar algo que você poderá jogar de vez em quando.
Comprando o jogo em alguns casos não fará você jogá-lo mais vezes, pois pode depender de você ainda precisar de seus amigos para jogar, ou quem sabe por conta da duração da partida.
Enfim, o fato de você querer jogá-lo e não puder fazê-lo toda hora é o que mantém você interessado no jogo.
2️⃣ Eu vou jogá-lo, afinal?
Você pesquisou, ficou super interessado no tema, nos componentes, nas mecânicas e tem certeza que se trata do jogo ideal para você, mas antes de comprar pense: ele agradará mais alguém do seu grupo? Você terá com quem jogá-lo? Ao menos que ele tenha uma opção de modo solo seria bom considerar se você tem com quem jogá-lo de maneira regular, caso contrário talvez seja o momento de reconsiderar essa aquisição.
É difícil deixar de comprar aquele jogo que tanto atraiu sua atenção, mas deixá-lo acumulando poeira na estante também não é uma opção lá muito interessante.
Procurar balancear sua coleção com jogos que também agradam as pessoas com as quais você joga fará com que você jogue o que já tem com muito mais frequência.
3️⃣ Quantas vezes eu posso jogá-lo?
Se você considerar o custo do jogo e o número de partidas que poderá ter com ele, isso pode auxiliá-lo a entender o valor que aquele jogo em particular trará para sua coleção.
Jogos que você já jogou dezenas de vezes com certeza já se pagaram e também nem todos os jogos podem ser avaliados somente dessa maneira, mas quando você compra aquele jogo que vê mesa constantemente, isso com certeza traz bastante satisfação.
4️⃣ Posso comprá-lo depois?
Você pode comprar seus jogos em lojas físicas ou em lojas virtuais especializadas. Pode também adquiri-los via financiamento coletivo. Mas o grande ponto é: Você poderá comprá-lo depois?
Isso é muito relevante especialmente quando falamos de financiamento coletivo, que pode trazer uma única tiragem do jogo, tornando-o praticamente inacessível uma vez que essa tiragem se esgote.
Na direção oposta, em geral muitos títulos poderão ser comprados em outros momentos, mesmo que você precise esperar alguns meses. Nesse caso então você precisa avaliar bem a oportunidade para decidir se vale a pena comprar aqui e agora ou esperar um pouco mais e comprá-lo em outro momento.
5️⃣ Estou valorizando bem o meu dinheiro?
Agora realmente é questão de opinião, então não se preocupe se não concordar.
Existem jogos caros que valem cada centavo pela qualidade dos materiais e componentes apresentados ali, pelo design brilhante do jogo e a arte sensacional.
E da mesma maneira, títulos mais baratos têm esse preço pela qualidade reduzida de seus materiais e por todo trabalho envolvido neles.
Talvez o jogo não tenha sido bem testado e produzido, aí não importa quão barato ele seja, ele não é uma boa valorização do seu dinheiro.
Essa é uma questão bem pessoal, mas você precisará avaliar se o valor do que você está adquirindo está condizente ou não com aquilo que está sendo entregue a você e seus amigos.
6️⃣ Posso testar antes?
Com tantos lançamentos e possibilidades, você talvez encontre lugares ou grupos onde consiga jogar uma partida daquele título que tanto lhe chamou a atenção.
Visite uma luderia, lojas com espaço para jogar ou encontre grupos na sua região. Hoje em dia (felizmente) já é possível comprar certos títulos tendo jogá-los antes, não existe tanta necessidade de comprá-los às cegas.
Também é possível experimentar alguns jogos online. Faça esse teste quando possível, antes de investir seu precioso dinheirinho.
7️⃣ Eu quero de qualquer jeito!
Bom, se você chegou até aqui e ainda está decidido em comprar aquele último lançamento?
Vá em frente! Afinal, o dinheiro é seu e você sabe do trabalho que teve para ganhá-lo.
Compre, jogue e seja feliz!
*Este texto foi reduzido em seu original por conta de restrições de redação
Disponível em https://jogandomais.com.br/2018/03/16/comprar-novo-jogo/